Inbound marketing é a nova e mais promissora maneira de fazer marketing. Nada de propagandas te interrompendo e muito menos de ligações chatas de telemarketing. O que é o Inbound marketing? É um conjunto de estratégias e técnicas que envolvem a criação e compartilhamento de conteúdos criados para um determinado público alvo. Esse conteúdo tem como objetivo atrair a atenção do visitante para que ele se torne um lead, um cliente e futuramente um promotor da marca.

Assim, o principal conceito do Inbound marketing é trabalhar com a criação e distribuição de conteúdos que ofereçam informações valiosas para sua persona. Esse conteúdo deve ser distribuído em sites, blogs e redes sociais, para que as pessoas certas cheguem até sua empresa.

Diferente do marketing antigo, que literalmente atirava para todo lado, o Inbound marketing tem como principal objetivo atrair as pessoas certas para o seu negócio. Claro que isso não é uma tarefa simples. É preciso ter um conteúdo personalizado para que você atraia tráfego e aí sim, consiga converter visitantes em leads, leads em clientes, clientes em promotores.

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Para atrair esse público-alvo tão específico, são usados técnicas de SEO e palavras-chave. Mas antes disso, é preciso fazer um estudo profundo sobre a persona que se interessa sobre seu nicho de atuação. É preciso saber quais são suas dores e quais problemas seu produto ou serviço resolve, para aí sim, pensar na criação e distribuição de conteúdo.

Esse estudo inicial também auxilia na definição das melhores estratégias de Inbound marketing, divulgação e formato de conteúdo. Pois, para cada faixa etária e perfil de cliente, existe uma adequação desse conteúdo. Saber essas informações são essenciais para definir a jornada do cliente e as melhores estratégias para investir em Inbound marketing.

 

Conheça a jornada de compra e as etapas do funil de vendas no inbound marketing

A jornada de compra é todo o caminho que um potencial cliente percorre antes de fechar uma compra. Muitas das vezes, eles não fazem ideia que estão passando por tal jornada. Essa jornada é composta de 4 etapas:

  • Aprendizado e descoberta: nessa etapa o cliente não sabe da existência do seu problema. Ele ainda está conhecendo um determinado assunto ou tema, o objetivo da sua empresa é chamar sua atenção.
  • O reconhecimento da marca: aqui o consumidor já está se aprofundando no tema e já sabe que tem um problema ou oportunidade. Por isso, é preciso gerar um desejo ou necessidade para solucionar esse problema.
  • Considerando as soluções apresentadas: seu possível cliente, já pesquisou várias soluções e está considerando qual delas é a melhor. É essencial que ele identifique que a sua solução é a melhor. Nessa etapa é essencial criar senso de urgência, para que ele não deixe de resolver esse problema.
  • Decisão de compra: na etapa final ele irá analisar as opções e tomar sua decisão. Sua empresa precisa mostrar todos os diferenciais em relação ao concorrente. Você precisa convencê-lo que o seu produto é a melhor escolha.

Então, é preciso ficar atento e saber por onde começar uma estratégia de Inbound marketing em cada uma dessas etapas. Só assim, você conseguirá fazer com seus leads evoluam até o final do processo.

Aliado a jornada de compra do cliente, ainda temos as etapas do funil de vendas que são 3:

  • Topo, que envolve o aprendizado e a descoberta;
  • Meio, o reconhecimento e a consideração;
  • Fundo, é o momento da avaliação e decisão.

Para investir em Inbound marketing é essencial conhecer bem cada etapa, isso será fundamental para o sucesso da sua campanha. Por isso, hoje vamos nos aprofundar um pouco mais no meio do funil.

 

Como criar conteúdos para o meio de funil?

Primeiramente, o que é o meio de funil no inbound marketing? Esse é o momento da conversão, o lead sabe que tem um problema e está buscando formas de solucioná-lo. O funil aqui já está mais estreito e as pessoas estão mais interessadas no assunto. Portanto, é preciso ter um certo cuidado, para não tentar vender seu produto ou serviço, esse ainda não é o momento.

No meio do funil no marketing é preciso fornecer mais informações para o seu lead, aprofundar seu conhecimento e oferecer mais detalhes. Aqui também é essencial ganhar a confiança, mostrar que sua empresa é uma referência no assunto.

Quanto mais qualidade seu conteúdo tiver maiores serão as chances de fechar essa venda. Lembre-se que esses conteúdos precisam ser informativos, mas sem fazer qualquer menção a sua empresa.

Assim, o ideal é usar ferramentas como posts em blog, newsletter personalizadas e e-books, relacionadas a sua estratégia para tornar essa relação mais estreita. Você não sabe o que é uma estratégia de Inbound marketing?

Portanto, é uma estratégia de Inbound marketing é formada pela definição do perfil da persona para seu nicho, pelos canais onde sua persona pode ser encontrada. Pelas necessidades ou dores que esse público possui, pelo calendário editorial e como esse conteúdo será divulgado.

Não tem ideia de como fazer essa estratégia? Contrate uma agência de Inbound marketing. Dessa forma, você terá um maior retorno sobre investimento, além é claro de muito mais sucesso nas suas campanhas.

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